quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Uso do Cartão de Crédito/Débito

Os Benefícios Do Cartão

O cartão de credito, apesar de ter fama de nefando e de ser o responsável pelo endividamento de muitos usuários, é um grande aliado seu. Nos dias de hoje o cheque não mais tem a importância de antes. Ele foi substituído pelo dinheiro de plástico, o cartão de debito e de credito. O comércio em geral está impondo restrições para aceitar cheques e em contrapartida fomenta o uso do cartão de crédito/débito.

As facilidades do uso do cartão de crédito são inúmeras. A segurança também se incrementou com o avanço da tecnologia e as possibilidades de você perder grandes quantias estão reduzidas devido às medidas tomadas pelas operadoras e Bancos. Baseado no histórico de sua utilização a operadora possui registros destes seus hábitos e quando existe uma transação incomum diferente daqueles seus movimentos habituais, a administradora bloqueia a transação. De imediato se foi você o responsável por tal movimento irá ligar para a operadora e saber por que aquela transação não foi completada. Você será informado de imediato do porque do bloqueio.

O Cartão é Mais Seguro Do Que Outras Formas De Pagamento

A possibilidade de roubo do cartão existe da mesma maneira que existe do roubo do cheque e do roubo do dinheiro em espécie. Ao descobrir que não está com o cartão, basta ligar para a administradora e bloquear o cartão de vez, ou temporariamente, caso não tenha certeza de onde o deixou. Na modalidade de chip você precisa digitar sua senha para completar a transação, tanto para a função débito quanto para a função credito. Quem o roubou irá necessitar desta senha. A segurança é, portanto maior quando seu cartão tem chip. Prefira bandeiras que usam cartões com chip ao invés dos antigos que necessitam apenas de sua assinatura para fechar a conta. Esta assinatura nunca é conferida na hora de uma compra, facilitando a ação do golpista.

Quando se perde cheque o lance é complicado. Qual foi a folha de cheque perdida, quantas folhas foram perdidas, foi o talão inteiro?? Estas dúvidas atrapalham o resgate do que foi perdido. Mesmo tendo certeza do número do cheque perdido, você deverá comunicar ao Banco do roubo. Algumas vezes você precisa falar diretamente com seu gerente, o qual mesmo na hora do expediente não tem a prontidão de atendimento que a situação exige. Á noite, nos finais de semana e feriados a situação fica ainda pior. Dando tudo certo você deve pagar uma quantia significativa para sustar o cheque.

Mais Agilidade na Hora de Pagar Contas

Tente pagar uma conta com dinheiro. Na maioria das vezes o caixa não tem troco, mesmo nos grandes magazines, hipermercados, redes de departamento, você fica esperando a ajuda de um suporte que pode ser uma moça de patinete ou um supervisor para trazer o troco.

Ao pagar com cheque exigem primeiro que você faça um cadastro desfiando toda a sua vida financeira e pessoal também. Se você tem o cadastro deve esperar que o caixa confira seus dados no SPC e Serasa. Mais uma invasão de sua privacidade é realizada por causa de uma comprinha e mais tempo é esperdiçado. Prefira a função debito do cartão no lugar de usar cheques.

Nos pagamentos com cartão, os meios eletrônicos e a informática, já amadurecidos em nosso país, de imediato efetuam a transação, você digita sua senha, confere o valor a ser pago e em pouco tempo sua compra esta concluída. O uso do cartão é mais seguro e mais rápido.

Adote As Seguintes Premissas e Táticas No Uso Do Cartão

1. Antes de utilizar o cartão tenha seus gastos e despesas já bastante estruturados.

2. Tenha muita força de vontade e autodisciplina para não extrapolar o seu limite de compras estabelecido pelo cartão. Compre apenas o essencial.

  • A própria operadora do cartão o bloqueia quando seu limite é estourado. Enquanto você não quitar sua conta não terá o credito de volta para gastar.

3. Pague a fatura no dia do vencimento, incondicionalmente.

  • .Os encargos, multa, atualização monetária, correção e juros do cartão de credito são os mais escorchantes do mercado. Nunca pague valor mínimo, ou qualquer valor a não ser a conta exata da fatura mensal.

4. Use o cartão para fazer a maioria dos seus pagamentos.

  • Adote esta estratégia. Onde aceitar o cartão pague com ele. Postos de abastecimento, drogarias, supermercados, lojas em geral, açougues, compra de roupas, sapatos, presente, enfim, onde for possível use seu cartão. O incentivo ao uso do cartão está restrito ás compras essenciais e moderadas. Não use nenhuma forma de pagamento para compras supérfluas, ou seja, não as faça de maneira alguma. Bane de sua vida o que for supérfluo.

5. Se você e principiante no uso do cartão adota um valor de credito baixo para você ir se acostumando com ele. Gradativamente depois do aprendizado vai aumentando o limite e ampliando o uso dele.

6. Separe as despesas por áreas de dispêndio: mercados, açougues, farmácias, postos de combustível, etc.A administradora do cartão já lhe fornece a fatura detalhada por setores e áreas de gastos em gráfico o tabelas. Seguindo estas regras com o passar do tempo não mais estará usando cheques e nem outras formas de pagamento.

7. Com a própria fatura do cartão você pode elaborar sua planilha de gastos sem fugir dos orçamentos anteriormente previstos para cada mês.

8. Procure aproveitar todas as promoções que o comercio faz para pagar com cartão de credito parcelando a divida em até 12 pagamentos sem juros.

  • Os hipermercados, as lojas de departamentos, os pequenos e grandes magazines, as drogarias, o comercio em geral, estão desdobrando a divida em até 12 parcelas sem encargos para você. Eles anunciam estas promoções tanto em encartes quanto na internet. Você pode fazer compras pela internet e pagar ate 12 vezes e receber a mercadoria em casa, no caso de eletrodomésticos, informática etc.

9. Evite comprar a prazo usando outras formas de pagamento

  • Elimine os Cheques pré-datados, Boletos bancário, notas promissórias, notinhas. Quanto mais controle tiver menos exposto você a gastos excessivos. Assim suprima outras formas de pagamento, porque elas poderão levar você a perder o controle dos gastos. Controlar estes débitos e muito difícil.
  • Em lojas de departamentos, hipermercados, lojas virtuais da Internet, são oferecidas formas de pagamento que concorrem com o cartão de credito e em são mais atrativas do que o cartão. Nesta situação se a vantagem nesta forma de pagamento for de fato muito superior a do cartão então a abrace-a incontinenti.

10. Restrinja o debito automático em conta corrente.

  • Coloque a conta do cartão de credito no débito automatico. O vencimento deve conincidir com a entrada segura de uma de suas receitas. Voce evita a lerdeza de memoria no dia do vencimento de seu cartão. Esteja seguro de que haverá saldo suficiente nesta data para quitar totalmente o cartão.
  • Com exceção das contas do proprio cartão de credito, de água, telefone, luz, gás , não utilize debito em conta corrente para pagar contas.

11. Adote no máximo 2 bandeiras - Visa e Mastercard por exemplo.

  • Usando duas bandeiras do cartão com vencimentos distanciados de aproximadamente 15 dias, você terá duas faturas mensais vencíveis em datas adequadas com os créditos de suas receitas. Se um estabelecimento não aceitar uma bandeira provavelmente irá aceitar a outra.

12. Planilha Conta Corrente

  • Para ter o controle dos seus gastos elabore uma tabela, planilha, contendo as suas despesas, a sua receita e o seu saldo, durante todo o mês. Na coluna das despesas você insere todas as contas a serem pagas. As mais importantes contas são aquelas que pagam os itens essenciais a sua subsistência. Utilize o excel para esta planilha onde você faz o orçamento para o mês seguinte baseado nos gastos do mês anterior. Pode estender isto para 2, 3,4 6 meses á frente. Assim terá uma visão de sua vida no período de meio ano á frente. Com isto, pode usando ou não, o cartão se alçar a fazer dividas para serem pagas mensalmente.

13. Em viagem para o exterior, use pagar as contas com cartão de credito. Use a função credito. Se precisar de dinheiro ai sim use a função débito automático do seu cartão.

Nenhum comentário: